O prefeito de Itabela Luciano Francisqueto anunciou a liberação dos salários de dezembro aos funcionários públicos de Itabela, durante coletiva de imprensa em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (06). O executivo municipal informou que o pagamento foi liberado hoje e os valores já podem ser sacados a partir da manhã deste sábado (07).
O pagamento da folha aconteceu depois que a sua assessoria jurídica entrou com uma ação pedindo o bloqueio dos mais de R$ 3 milhões de todas as contas da antiga gestão. Francisqueto informou que esse foi o único meio para que os servidores tivessem seus salários.
“Essa ação de bloqueio foi realizada pra tivéssemos condições de governabilidade, diante da atual situação financeira do município na qual encontramos a prefeitura. Estou com a "alma lavada" por causa desse pagamento e com a sensação de dever cumprido. Estou feliz em ser o único gestor que assume o seu governo e realiza o pagamento da folha salarial inteiramente quitada” comentou Luciano.
Na ocasião, Francisqueto também informou que o pagamento dos servidores é prioridade: “Já estamos empenhados em dar toda a prioridade de pagamento aos servidores. Esse será nosso compromisso, pagar em dia e fazer uma administração transparente”.
FUTUROS PAGAMENTOS
O pagamento dos servidores foi um dos assuntos mais discutido nesta ultima semana. Valtim Rodrigues Lima, presidente da APLB, falou sobre as futuras datas de pagamento e sugeriu que fossem revistos os pagamentos dos educadores. Segundo o presidente, a prefeitura deseja que pagamentos sejam realizados nos dias 10,15 e 30 de cada mês.
O secretário de Administração Edgar Goulart, disse que é preciso visibilizar formas e que de acordo a lei orgânica municipal, os pagamentos tem até o ultimo dia do mês correspondente para serem pagos e com recursos a serem repassados até o dia 30, fica comprometido realizar o processo.
CAIXA
O secretário de Finanças, Luzival Queiroz Borges disse que ainda não é possível fazer uma análise da situação econômica da cidade e nem informar sobre valores recebidos pela ex-gestão, por que os dados técnicos não foram dispoinilizados pelo antigo prefeito e somente uma auditoria pode dar a real situação.