O tremor de terra, ocorrido na manhã desta segunda-feira (28) e sentido em diversos bairros de Guaratinga, foi classificado como tremor de acomodação, de magnitude 2.5 na escala Richter, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O fenômeno foi sentido às 11h no horário de Brasília e foi relatado em redes sociais e aplicativos de mensagens.
De acordo com os moradores, o denômeno teria ocorrido por volta das 11h e foi detectado em alguns bairros da cidade. Assustadas, muitas pessoas saíram das casas e foram para as ruas. Populares informaram que portas, janelas e algumas paredes balançaram com a rápida movimentação.
Uma moradora do bairro Vianão, descreveu o momento nas redes sociais " Meu Deus! Aqui em casa tremeu tudo, só pensei e corremos pro meio da rua" contou.
O técnico em sismologia do Centro de Sismologia da USP, informou que o episódio é caracterizado pelo movimento das placas tectônicas e acontecem todas as semanas em todo país e dificilmente vão causar algum dano que possa afetar a população.
Mensagens sobre o ocorrido, que durou poucos minutos, foram compartilhadas. A apesar do susto, não houve registro de incidentes graves causados pelo tremor.