Um pescador, de 75 anos, foi resgatado nesta terça-feira (17) após ficar com o barco à deriva próximo a Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Segundo a Marinha do Brasil (MB), a ação foi coordenada pelo Salvamar do 2° Distrito Naval, após tomar conhecimento do desaparecimento da embarcação, denominada “Boto I”, com um tripulante.
O barco tinha saído da Praia de Jacumã para realizar atividades de pesca na manhã desta segunda-feira (16) e não havia retornado para casa, como era de costume. Para localizar o pescador, a Marinha acionou o Plano de Auxílio Mútuo, pedindo apoio de outras embarcações que estivessem em navegação nas áreas próximas. As colônias de pesca da região também foram comunidades do ocorrido.
Já no início da manhã desta terça, uma equipe intensificou as buscas e localizou o pescador. Ainda segundo informações, o idoso passava bem. A embarcação estava à deriva devido a avarias no motor. O pesqueiro foi rebocado em segurança pela embarcação da DelPSeguro até um ponto seguro em terra.
Em nota, a Marinha informou que será aberto um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente.