Com o objetivo de estimular nos alunos da rede municipal de ensino o gosto pela leitura e também pela escrita, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Educação realizou, de 24 a 31 de outubro, a Semana da Leitura.
De acordo com a coordenadora do Centro de Formação de Professores, Elizabeth Leite, as unidades municipais de ensino foram convidadas a trazer para fora do ambiente escolar os projetos de leitura desenvolvidos ao longo do ano.
Para isso, a Prefeitura montou tendas literárias em três locais: Praça da Independência, em Trancoso; Praça do Trabalhador, no Complexo Frei Calixto e na Praça do Relógio, no Centro. Em cada tenda, os alunos, da Educação Infantil ao 9° ano, exercitaram a criatividade e mostraram suas habilidades durante apresentações culturais, que reuniram um público expressivo durante toda a semana.
"Quanto mais o aluno lê, melhor ele escreve e desenvolve habilidades para exercitar direitos e deveres dentro da sua comunidade", afirma a professora Beth.
As apresentações públicas contaram com a presença de 25 escolas, nas tendas montadas pela prefeitura, que ofereceu toda a estrutura necessária, com transporte, palcos, som, assentos e água, para que o público pudesse prestigiar as performances com mais conforto.
Nos palcos, os alunos expressaram seus talentos e espírito de equipe, através de números de teatro, música, dança, recitais, paródias, contação de estórias, cordéis, repentes, fanfarra e coral.
Os eventos contaram com a presença de escolas da sede, bairros, distritos, povoados, zona rural, além da aldeia indígena de pataxó Nova Esperança. "Toda a equipe da Secretaria de Educação se envolveu na organização do evento. Este ano evoluímos bastante, com mais conforto para o público, que compareceu em peso para prestigiar e incentivar nossos alunos", avalia a professora Beth.