A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, realizará as primeiras solenidades de colação de grau desde que foi criada há pouco mais de três anos. As cerimônias, marcadas para os próximos dias 22 (quinta-feira) e 27 de fevereiro e 1 de março, formaram os alunos no primeiro ciclo de ensino da universidade que tem Bacharelados Interdisciplinares (BIs) como única porta de entrada.
Com a conclusão do primeiro ciclo, os estudantes, agora já bacharéis ou licenciados, participaram de um processo seletivo interno, no qual escolhem entre os cursos do segundo ciclo como História e Medicina.
Apesar do momento a se comemorar, o futuro dos alunos da unidade de ensino ainda pode estar incerto. Em outubro do último ano, uma reportagem que mostrava a preocupação discente em não conseguir migrar para o segundo ciclo da universidade. O problema estaria no sistema integrado de gestão acadêmica, que, mesmo após três anos, ainda estaria sendo implantado, customizado e parametrizado.
O problema foi supostamente resolvido, uma vez que as aulas das novas turmas começam na próxima semana. Procurada, a assessoria da UFSB declarou que a reitora em exercício e a pró-reitora da universidade estão em Brasília e não podem comentar o assunto.