O público não ficou parado com o show de Devinho Novaes que se apresentou neste sábado (24), no evento “Baby Alô”, na Arena Grassi em Itabela. O público e admiradores do artista entraram no clima da sofrência junto com 'O Boyzinho', e cantaram hits de sucesso como ‘Iti Malia’, ‘Baby não vá’, ‘Fila do Pão’, “Alô dono do Bar”, entre outras.
Devinho falou da sua satisfação em poder cantar na cidade. “Gostaria de agradecer a todo carinho que recebi aqui em Itabela, foi uma energia contagiante, onde fiz muitos amigos que vou levar para sempre. Agradeço ao Hdias produções pelo convite e espero voltar outras vezes” comentou.
Devinho dividiu o palco com a cantora Eunapolitana Paula Damasceno, que cantou “Baby Alô” e com o cantor Itabelense, Renatinho Moraes, que agitou com o hit “Fase Ruim”. O artista também demonstrou muito carisma e humildade com seus fãs na cidade. Antes da sua apresentação, ele também esteve no estúdio do BAHIA DIA A DIA em uma entrevista ao vivo.
O idealizador do evento agradeceu o público presente e todos os patrocinadores “Quero agradecer a todos que vieram curtir a festa nesse clima de alegria e segurança. Agradeço também a todos os parceiros e patrocinadores que contribuíram para essa festa de sucesso” disse Hilquias Dias.
Também se apresentaram na noite, Ralilly Sam que esquentou a festa e a cantora Petra Bouças que animou até o amanhecer.
CONFIRA A ENTREVISTA NO BAHIA DIA A DIA
Em certidão de quitação eleitoral emitida nesta terça-feira (13/08), o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira está quite com suas obrigações eleitorais e apto a concorrer a qualquer tipo de cargo político.
Vale ressaltar que divulgar fakenews é crime, regulamentado pela Lei Nº 12965/2014 e todos aqueles que compartilham desse hábito irresponsável devem ser penalizados.
Mais uma vez deixamos a pergunta. Pode uma cidade em pleno desenvolvimento e com visão de futuro como Eunápolis voltar a ser comandada por um grupo político que além de ter deixado estragos incontáveis no município, não tem o mínimo de responsabilidade para trabalhar com a verdade?
Mesmo com o controle da máquina pública, os prefeitos têm encontrado nos últimos anos dificuldade para se reeleger. Com a crise econômica, houve uma queda das receitas públicas e os gestores municipais não têm conseguido cumprir as promessas de campanha. Na Bahia, 18 prefeitos dos 20 maiores colégios eleitorais terão a difícil missão de conquistar a recondução no próximo ano, conforme levantamento feito pelo Bahia Notícias.
Em Salvador e Porto Seguro, os administradores, que já estão em segundo mandato, terão um outra tarefa árdua: a de tentar eleger o seu sucessor. Na capital, ACM Neto (DEM) tem preparado o seu vice-prefeito Bruno Reis (DEM) para ser o seu candidato, mas outros nomes correm por fora, como o secretário municipal de Saúde, Leo Prates (DEM), o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD), e até mesmo o dirigente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani (sem partido).
Em Porto Seguro, após dois mandatos, Claudia Oliveira (PSD) também tentará fazer o seu sucessor. Lá o cenário é ainda mais indefinido. Filha da prefeita, Larissa Oliveira tem sido especulada para ser o nome da sucessão, mas não poderia ser candidata na terra do Descobrimento - já que a lei define que parente em até segundo grau de chefe do Poder Executivo, que já não esteja exercendo mandato, não pode se candidatar a qualquer cargo eletivo. Outros nomes especulados são o do secretário Maurício Pedrosa e o do vereador Evaír Fonseca, mas sem qualquer indicação oficial de apoio da atual prefeita.
Dos 18 prefeitos que devem tentar a reeleição, cinco são do grupo liderado por ACM Neto. São eles: Colbert Martins (Feira de Santana), Herzem Gusmão (Vitória da Conquista), Dinha (Simões Filho), todos do MDB, e Zito Barbosa (Barreiras) e Antonio Elinaldo (Camaçari), do DEM.
Três nomes que devem tentar a recondução no próximo ano foram eleitos pela base do prefeito soteropolitano em 2016: Joaquim Neto, Ricardo Moura e Fernando Gomes. Eles, porém, mudaram do lado e integram hoje o grupo do governador Rui Costa (PT). Moura e Neto hoje são filiados ao PSD, já Gomes está sem partido.
Além deles, mais 10 governistas devem entrar na briga por mais um mandato em 2020. São eles: Dr. Mario Alexandre (Ilhéus), Luiz de Deus (Paulo Afonso), Robério Oliveira (Eunápolis), Rogério Andrade (Santo Antonio de Jesus) e Temoteo Brito (Teixeira de Freitas), todos do PSD; além de Jairo Magalhães (Guanambi), Sergio da Gameleira (Jequié), ambos do PSB; Paulo Bonfim (Juazeiro), do PCdoB; Moema Gramacho, do PT; e Dr. Pitágoras (Candeias), do PP.
Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e cientista político Joviniano Neto, os prefeitos, por terem a máquina, têm "vantagem" para vencer os pleitos, mas o fim das coligações nas eleições proporcionais pode impactar no resultado. Isto porque, para não caírem na cláusula de barreiras, partidos querem lançar candidatos a prefeito e podem romper com os grupos atuais. Além disso, a crise econômica tem afetado as gestões municipais e derrubado popularidade dos gestores.
"Tudo vai depender do desgaste do grupo que está no poder. E da capacidade da oposição de se articular. Agora, onde há polarização entre situação e oposição, a vantagem tende a ser da situação porque tem cargo, tem visibilidade. Tem a máquina", ressaltou Joviano. Na eleição de 2016, 2.945 prefeitos se candidataram à reeleição e 1.385 conseguiram, um índice de 47%.
Em eleições anteriores, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o número era bem maior. Desde que passou a ser permitida, em 2000, a reeleição ficava acima de 55%, segundo a instituição. O pico foi em 2008, com 66%.
Os atuais prefeitos e vereadores podem ter mandatos prorrogados por mais dois anos para que as eleições para prefeito, vereador, deputado estadual e federal, governador, senador e presidente aconteçam no mesmo ano. Caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 376 de 2009 seja aprovada mudaria o rumo político regional, pois ela pretende:
A proposta está gerando polêmica, pois caso a PEC seja aprovada os atuais prefeitos, governadores e presidente estarão proibidos de se candidatarem na próxima eleição, mesmo tendo ficha limpa.
Os políticos que concordam com a PEC, afirmam que a reeleição compromete o direito de igualdade de condições entre os candidatos, pois quem está no mandato utiliza a máquina pública em benefício próprio. Eles dizem ainda que a coincidência das datas das eleições diminuiria os gastos públicos e contribuiria para o bom andamento dos 2 trabalhos do Congresso Nacional, interrompidos pela prática de eleições em biênios alternados.
O Deputado Valtenir Pereira (MDB-MT) relator da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal (CCJ) emitiu parecer favorável à proposta de autoria do deputado federal Ernandes Amorim (PR). O parecer é o primeiro passo da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 376/2009) na Câmara.
Prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB), prestigiou a filiação do deputado federal Uldurico Júnior ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS) nesta quarta-feira (10).
A cerimônia, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, ainda contou com a participação do senador Jaques Wagner (PT), do presidente nacional do PROS, Euripedes Gomes, e de outras lideranças políticas.
Com a filiação, Uldurico (ex-PPL) passa assumir a bancada da legenda no Congresso Nacional e a presidência do PROS no estado na Bahia.
Francisqueto desejou sucesso ao deputado na sua nova etapa da vida política. “Fiz questão de acompanhar esse momento importante da vida política de Uldurico. Desejo que ele faça uma ótima presidência frente ao PROS na Bahia, pois sei que tem muita competência para isso, e que nossa parceria permaneça em constante progresso”, pontuou.
Em sua rede social, o deputado destacou o sentimento em filiar-se ao PROS. “Tive a honra de concretizar a minha filiação ao PROS, partido este pelo qual tenho enorme admiração e respeito. Estou muito feliz em poder integrar essa respeitada bancada no Congresso Nacional e com toda certeza vamos trabalhar juntos por ideias e projetos que sejam benéficos para a nossa amada Bahia e para todo o Brasil”.
O deputado federal Uldurico Júnior (PPL) esteve em Itabela na tarde desta segunda-feira (1º), quando visitou diversas obras em execução no município, acompanhado pelo prefeito Luciano Francisqueto. Ao todo, a gestão está investindo atualmente cerca de R$ 15 milhões em obras.
Sendo a maioria no setor da educação, as obras foram inspecionadas pelo parlamentar, que foi o mais bem votado no município nas últimas eleições. Primeiro, Uldurico conheceu as novas instalações do Colégio Modelo FNDE - o antigo Colégio Municipal de Itabela - que terá 12 salas, auditório, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, além de outros cômodos. Essa visita ainda teve a participação da secretária de Educação, Christiany Coelho Grassi.
Posteriormente, o parlamentar ainda visitou a reforma do colégio Archimedes Ernesto da Silva e a obra da Feira do Rato, que após muitos anos, será completamente reestruturada e terá capacidade para 50 feirantes, com ambiente amplo e aconchegante, como banheiros climatizados. Realizada com recursos próprios, a obra tem previsão para ser inaugurada no próximo mês.
O deputado visitou ainda, a reforma e extensa ampliação do Colégio Frei Ricardo, no bairro Irmã Dulce, que recebeu duas lajes, pavimento, construção de cômodos e diversas outras intervenções. A entrega do colégio completamente revitalizado está prevista para acontecer no final do mês de junho.
Uldurico Júnior ressaltou a importância do investimento em educação. “Uma gestão de sucesso precisa priorizar a educação, que é o principal combustível para o progresso. E Luciano Francisqueto, com certeza, está investindo muito bem o recurso do precatório em obras que vão reestruturar a educação de
Itabela, garantindo um ótimo futuro para os estudantes itabelenses. Pela primeira vez, o município tem à disposição um prefeito que luta com todas as forças para garantir o desenvolvimento de Itabela”.
Prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto agradeceu a visita e, mais uma vez, consolidou a parceria com o deputado. “Agradeço a Uldurico por mais uma visita ao nosso município, e não poderia deixar de mostrá-lo as importantes obras que estamos executando em Itabela. O deputado é, assim como a nossa gestão, interessado no progresso da cidade e estamos trabalhando muito para construir um novo tempo em Itabela.
A última vez em que Francisqueto e Uldurico estiveram reunidos foi no último mês, em Brasília, onde o deputado anunciou o envio de uma emenda de R$ 2 milhões para serem investidos na saúde e na infraestrutura, além de equipamentos para Itabela.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), aprovou por unanimidade em sessão nesta quarta-feira (27), as contas da Prefeitura de Itabela referentes ao exercício de 2017, primeiro ano da gestão do prefeito Luciano Francisqueto (PRB). As contas da prefeitura não eram aprovadas pelo TCM desde 2013.
Ao BAHIA DIA A DIA, Francisqueto disse que a aprovação só foi possível graças a uma gestão de planejamento e rigor no controle dos gastos públicos. “Esse é o sentimento de respeito com o povo de Itabela. É a prova que nossa gestão vem tratando com seriedade, transparência e ética, o bem público. Agradeço toda a equipe envolvida. Itabela só tem a ganhar” disse Francisqueto.
Um dos destaques da prestação das contas, foi o índice de pessoal, que ficou em 47%, sendo que o limite de despesa atual é de 54%. Os gastos foram, 27% na educação, 18% na saúde e 2% na administração.
Com a aprovação, Luciano Francisqueto mantém o equilíbrio da administração público, onde vem desenvolvendo diversas obras pela cidade.
A sessão foi proferida pelo presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Neto.
Itagimirim, Belmonte e Santa Cruz CabráliaBuscando desenvolver o empreendedorismo de associações comunitárias da região e a sustentabilidade de seus projetos, a Veracel Celulose está implantando a iniciativa Empreender Sustentável em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este projeto é composto por três cursos - Gerenciamento no Campo, Despertar do Associativismo e De Olho na Qualidade - e assessoria em gestão empreendedora.
Quatro associações estão participando desta primeira fase do projeto: Associação de Pequenos e Médios Produtores Rurais da Zona Córrego da Prata, de Itagimirim; Associação dos Pescadores, de Santo Antônio (Santa Cruz Cabrália); Associação das Marisqueiras, de Belmonte; e a Associação dos Apicultores (Asoape), de Eunápolis.
O Empreender Sustentável está sendo oferecido para os presidentes das associações, associados e convidados. São 20 vagas para cada projeto. “Estamos investindo para que estes projetos sejam sustentáveis e possam contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades”, explicou Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel.
A apicultora Marcela Venceslau, da Asoape, e seu marido trabalham com produção de mel há dois anos. Eles vendem o mel de porta em porta e querem começar a comercializar de forma mais lucrativa. “Minha expectativa é aprender com esses cursos a administrar melhor nosso negócio e poder ajudar outros associados da Asoape”, destacou Marcela.
O primeiro curso foi realizado nas quatro associações de 12 a 15 de março. O segundo, sobre Associativismo, acontece de 26 a 29/03. O curso de “De Olho na Qualidade” está agendado para os meses de abril a junho de 2019.
O 8º Batalhão de Polícia Militar da Bahia, em conjunto com o GRAER (Grupamento Aéreo da PMBA), promove o V Encontro de Operadores de Drones (V ECOD), em Porto Seguro. O evento acontece no dia 19 de fevereiro, às 10h, no Auditório do Best Western Shalimar Praia Hotel. As inscrições on-line podem ser feitas até dia 15. (CLIQUE AQUI)
A programação contará ainda com o apoio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-PS). Na oportunidade, os participantes poderão tirar dúvidas sobre a operação das aeronaves remotamente pilotadas.
“O público irá tirar dúvidas com drones, sua regulamentação a qual incluiu a documentação necessária para uso, além de entender os cuidados que devem ser tomados para a realização de voos seguros, principalmente em grandes eventos como o como o Carnaval 2019” disse o Major França, comandante do 8º BPM.
Buscando imprimir nova dinâmica a sua gestão, o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira anunciou em seu gabinete, no fim da tarde desta quinta-feira (31), a nova composição de secretários e superintendentes municipais. O evento reuniu imprensa, vereadores, servidores municipais e comunidade.
“Estamos reorganizando a máquina com pessoas comprometidas e empenhadas no propósito único de trabalhar por Eunápolis. Meu intuito é levar qualidade de vida à população. Quero transformar nossa cidade em um canteiro de obras, criar núcleos de saúde, cada bairro com sua praça, sempre limpos, iluminados e organizados. Temos muito a avançar e com essa reestruturação tenho certeza que conquistaremos muito mais, pois é somando que se cresce”, disse o prefeito Robério Oliveira.
Os nomes anunciados foram: Pedro Vailantt - Secretário de Meio Ambiente e Agricultura; José Carlos Cruz - Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos; Carlos Alberto Ferrreira - Superintendente de Manutenção de Prédios Públicos; Francisco Vasconcelos - Superintendente de Comunicação; Valdiran Marques - Superintendente de Trânsito e Transporte; Ailton Bahia Jr. - Superintendente de Agricultura; Gilberto Porto - Superintendente de Serviços Públicos e Willy Hafner - Coordenador da Defesa Civil.