Após o Congresso Nacional adiar o primeiro turno das eleições municipais 2020 para 15 de novembro por conta da pandemia do coronavírus, a nova data deu uma sobrevida aos candidatos que vão precisar de muito fôlego político para disputar os pleitos, principalmente para o executivo. Isso por que serão mais dias para debates, estratégias, diálogos para composição e principalmente convencer o eleitorado das propostas.
No caso de Itabela, no cenário atual deverá concorrer a cadeira do executivo, o atual prefeito, Luciano Francisqueto, que buscará a reeleição e Leleu da Sacaria, que hoje é o nome apresentado pela oposição.
Nesta corrida e cenário, Francisqueto leva uma ligeira vantagem, já que vem mantendo uma administração com maior índice de aprovação e apoio popular, além de demonstrar maturidade ao administrar o município. Luciano apresentará muitas vantagens e isso o levará a quebrar paradigmas e entrar na história política ao conquistar a primeira reeleição no munícipio.
Por outro lado, a oposição aposta no candidato de primeira viagem o "carismático" Leleu da Sacaria que tem buscado a todo custo fazer alianças, inclusive com alguns ex-gestores na tentativa de fazer frente a popularidade Francisqueto. O grupo ainda não demonstra projetos para cidade e sem recursos financeiros deverá empurrar a campanha como pode.
Agora fica a pergunta: quem terá mais folego nessa disputa? A corrida é longa até chegar onde fica a tão sonhada caneta azul e haja fôlego!