
A Prefeitura de Itabela, por meio da Defesa Civil, segue atuando desde o último domingo (23) em ações emergenciais e preventivas para minimizar os impactos das chuvas que atingem o município. O trabalho inclui retirada de grandes volumes de água em pontos críticos, especialmente nos bairros Bacia e Dapezão, para evitar que o acúmulo invada residências e cause transtornos às famílias.
O cenário exige atenção redobrada. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Itabela está entre as cidades com previsão de fortes chuvas nos próximos dias. Com isso, a Defesa Civil reforça o alerta à população para que fique atenta a qualquer situação de risco e acione imediatamente os órgãos responsáveis.

As ações da Defesa Civil começaram no domingo, com resposta imediata aos pontos mais afetados, e continuaram na segunda e terça-feira com trabalhos de mitigação. Nesta terça-feira (25), foi realizado um serviço preventivo para reduzir os riscos de alagamentos previstos para as primeiras horas desta quarta-feira (26).
O secretário municipal de Defesa Civil, Edson Almeida, destacou o empenho das equipes e o trabalho contínuo de monitoramento: “Nosso trabalho é diário e permanente. Atuamos imediatamente no domingo para impedir que a água atingisse ainda mais casas, e seguimos ontem e hoje com ações de mitigação. Estamos monitorando todos os pontos críticos e prontos para intervir sempre que necessário para proteger as famílias de Itabela.”
.jpeg)
A Defesa Civil reforça que está de plantão e pode ser acionada pelo número (73) 98159-3791. Em situações de emergência, a população também pode contatar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e o SAMU pelo 192.
A Prefeitura segue acompanhando as condições climáticas e orienta que todos redobrem a atenção durante o período chuvoso.