Em uma atmosfera de celebração ao direito de viver, engajados no enfrentamento contra o câncer de mama, com abordagem central "Esta atitude pode salvar sua vida", a Secretaria de Saúde lançou oficialmente na tarde do dia 1/09, na Câmara de Vereadores, a 7° edição do exitoso Porto Seguro Rosa, projeto que tem mobilizado a sociedade desde 2013, ano de implantação da campanha, tendo a finalidade de promover ações de prevenção de doenças, diagnóstico precoce e tratamento oportuno contra o câncer de mama e colo do útero. O evento contou com a participação dos servidores da saúde, autoridades do poder legislativo, secretariado do governo e sociedade civil.
Homenagem póstuma
A abertura da solenidade, tendo os anfitriões a prefeita Cláudia Oliveira e o secretário de saúde, Kerrys Ruas, honrou a memória da Dra Regina Sampaio Gaspar, profissional que atuou por 17 anos no Sistema Único de Saúde municipal. O tributo, seguido por um minuto de silêncio, teve a exibição de slides em homenagem a profissional falecida dia 28/09, momento de gratidão que comoveu a todos os presentes, especialmente membros da família e profissionais que atuaram com a médica na unidade de saúde Arraial Centro.
Mesa Diretora
Na composição da mesa central, o evento recebeu também o superintendente do controle, avaliação e regulação, Gleison Alves, a diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol, a superintendente da atenção básica, Josyane Garcia, o mastologista Dr Hugo Cedro, o vereador Bibi Ferraz e a secretaria de assistência social, Livia Bittencourt.
Em seu pronunciamento, a prefeita Cláudia Oliveira enfatizou a relevância do projeto Porto Seguro Rosa. "Maravilhoso está aqui para abrir o 7ª Porto Seguro Rosa, a fim de levantar essa bandeira pela vida. Quero publicamente agradecer a todos os colaboradores do SUS, por me ajudarem tanto a ampliar o acesso e assistência ao rastreamento do câncer de mama, por oferecer dignidade as mulheres. Com responsabilidade e compromisso nos tornarmos referência na qualidade dos serviços. Que estejamos, ainda mais, imbuídos desse propósito, que é trabalhar em prol da saúde com qualidade para nossos munícipes", afirma.
Exibição de documentário
Sequencialmente, a programação destacou-se pela exposição pioneira do documentário sobre as etapas do tratamento oncológico ofertado na cidade de Itabuna as pacientes residentes em Porto Seguro diagnosticadas com câncer de mama.
O conteúdo áudio visual, produzido pela equipe da Atenção Básica, liderado pela diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol, teve objetivo de reunir depoimentos envolvendo profissionais multidisciplinares da unidade de quimioterapia, como também enfatizando a satisfação das mulheres que são assistidas pelo Tratamento Fora Domicilio (TFD), desenvolvido em Porto Seguro.
Show das poderosas
O clima de responsabilidade e compromisso com a causa nobre foi tomado pela alegria contagiante das profissionais de saúde que atuam no bairro Areião. Intitulado 'Show das poderosas", mulheres das mais diversas áreas contagiaram a plateia com a apresentação da música adaptada " O canto da sereia", uma versão educativa, com o objetivo de mobilizar a todos quanto à importância de conhecer as mamas através do autoexame. A convocação descontraída recebeu a adesão da prefeita Cláudia Oliveira e do secretário de saúde, Kerrys Ruas, e demais autoridades, que fizeram questão de demonstrar seu apoio e se uniu a elas na animada coreografia.
Homenagens e depoimentos
Outro momento que gerou comoção durante o evento, foram os relatos de experiências e superação das mulheres guerreiras que receberam o diagnóstico do câncer de mama e mantiveram a fé inabalável. Curadas da doença, Patricia Rocha e Maria Ranuzia Carapia expressaram, com perseverança e determinação, o entusiasmo permanente pela vida. Em reconhecimento a incansável luta, ambas receberam flores das mãos da prefeita Cláudia Oliveira.
Encerramento
Finalizando o lançamento oficial da 7ª Edição do Porto Seguro Rosa, a diretora do programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol, expôs o calendário de atividades referentes a campanha, que teve início no município com a chegada da unidade móvel para realizar mamografias. A carreta, uma parceria com o governo do estado, já esteve no distrito de Vera Cruz e ficará em Trancoso de 1 a 4 de outubro. De 6 a 17 de outubro, ficará instalada na Passarela do Descobrimento, com estimativa total de realizar 2.400 mamografias, direcionadas as mulheres de 50 a 69 anos.