Começou neste sábado (15), em Itabela, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação tem o objetivo imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos contra a doença, que pode causar paralisia dos membros inferiores e atingir os músculos respiratórios.
Pais ou responsáveis por crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos devem levá-las a um dos postos de vacinação até o dia 31 de agosto, para que sejam imunizadas contra a paralisia infantil. A campanha ocorre em todas as unidades de saúde no município, além do Mercado Municipal e na Escola Frei Ricardo do Bairro Irmã Dulce.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabela, neste sábado ‘Dia D’, cerca de 40 % da meta foram alcançadas. Até o final da campanha, a meta é vacinar 95% das crianças que corresponde a aproximadamente 2.407 do público alvo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Itabela, Jádia Mota, ressalta que é importante que os pais levem os filhos até o dia 31 para serem vacinadas. “É importante a participação dos pais nesta campanha porque vacinar as crianças além de prevenir contra doenças, garante a elas um futuro saudável” disse ela.
Além da vacina contra a pólio, profissionais de saúde estão verificando e atualizando caderneta de vacina além da aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes. Durante a campanha, os pais podem colocar em dia outras vacinas contra rotavírus, varicela, meningites, tuberculose, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, febre amarela, hepatites. Basta que os pais levem a caderneta da criança para que os profissionais de saúde avaliem as doses atrasadas.