Os moradores do bairro Arnaldão, em Eunápolis estão preocupados com a infestação de escorpiões. Nas últimas três semanas, uma moradora de um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, encontrou sete escorpiões dentro de casa. Além disso, outras duas moradoras do bairro foram picadas pelo animal.
A dona de casa Dalília Correia moradora da localidade sete animais dentro de sua casa. Agentes da prefeitura de Eunápolis estão na região orientando os moradores para evitar a infestação e picadas do animal.
Apesar das precauções, como sacudir as capas do sofá, afastar as camas da parede, verificar os lençóis e fronhas e tampar as frestas da porta com pano, os moradores precisam ficar em alerta. Alguns dos moradores informaram que já foram picadas pelo animal.
Quem for picado por um escorpião deve ir para o Hospital Regional, a única unidade de saúde de Eunápolis que tem o soro antiescorpiônico. Só neste ano, 165 pessoas deram entrada no hospital da cidade depois de terem sido atacadas pelo escorpião, sendo que 15 desses pacientes precisaram tomar o soro. Este ano não há registro de mortes. Para evitar escorpiões dentro ou perto de casa, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) dá algumas orientações.
"As pessoas devem evitar acúmulo de materiais de construção, lixo, evitar que os sapatos fiquem em locais que esses animais possam entrar e também evitar sujeira para que não ocorra barata, que é o alimento do escorpião", alertou o veterinário e coordenador CCZ, Everton Rusciolelli.