A jovem Itabela completa 28 anos de emancipação política nestes 14 de junho de 2017. E é com a disposição presente na juventude que os itabelenses contribuem para o desenvolvimento da sua terra. Uma terra de clima quente, chão frutuoso e, principalmente, povo solidário.
Conhecida atualmente por ser a terra do café, ou do mamão, Itabela era apenas uma terra desabitada quando João Pereira chegou na década de 50 para fazer história no nascimento da futura cidade. E foi a solidariedade que contribuiu para o povoamento da localidade, já que ele doou boa parte das suas terras para quem não tinha morada.
Aproximadamente uma década mais tarde, Itabela começou - como uma criança - a dar os primeiros passos largos em direção ao desenvolvimento. Muitos migrantes foram trabalhar construção na rodovia federal BR-101 - que atualmente corta o município - principalmente os capixabas, que até hoje formam um número expressivo na cidade.
Mas, foi com seu registro que Itabela ganhou identidade. Muitos dizem que o nome Itabela, que significa “Pedra Linda”, faz alusão à Pedra do Oratório da vizinha Guaratinga. Outros afirmam que Itabela faz referencias as tabelas colocadas em pontos estratégicos da cidade no passado para identificar a presença de estabelecimentos comerciais.
A vida adulta de Itabela só chegou em 24 de junho de 1989, quando deixou de ser distrito de Porto Seguro e conquistou a tão sonhada emancipação.
Itabela é realmente como um jovem de 28 anos, já viveu muita coisa, cresceu em todos os sentidos, teve conquistas muito importantes para seu desenvolvimento, mas ainda há muito mais para viver.