O Conselho Tutelar recebeu a denúncia e tomou todas a providências iniciais, acionando também a Polícia Militar. O acusado fugiu e foi localizado em uma roça de cacau nas proximidades do povoado. Populares revoltados queriam linchar o acusado.
Arnaldo Batista foi levado para a delegacia de Eunápolis onde foi feito o boletim de ocorrência. Ele vai responder por estupro de vulnerável.
O menor passou por exames no departamento de polícia técnica de Eunápolis e foi encaminhado para ser atendido e acompanhado pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Guaratinga.
O Coordenador do Conselho Tutelar de Guaratinga, Luyan Gobira, informou que o povoado tem um alto índice de casos de estupro de vulnerável registrados nos últimos anos e que vem intensificando as ações de combate ao abuso e exploração na localidade. Destacou ainda que é o segundo caso de flagrante de estupro no município em menos de 15 dias, sendo que o primeiro caso aconteceu no povoado de São João do Sul.
Para denunciar qualquer violência contra crianças e adolescentes basta ligar para o disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar, localizado na Rua Iracema Moura, N° 507, Centro, Guaratinga. O nome do denunciante não é revelado.