Polícia Civil deflagra Operação “Albergue” em Itabela contra facção que usava asilo como base de apoio

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 12/11/2025 - 09:05
Link

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT) de Itabela e com o apoio da Polícia Militar (28º Batalhão), deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12) a Operação Albergue. A ação teve como objetivo o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão voltados a desarticular um esquema de apoio logístico oferecido a uma facção criminosa que utilizava as dependências de uma instituição de caridade um asilo de idosos, como ponto de apoio no município de Itabela.

As investigações, conduzidas no âmbito de um inquérito policial, apuram os crimes de associação criminosa armada, receptação e favorecimento real. O caso teve início após a apuração de um homicídio ocorrido recentemente na região.

De acordo com a Polícia Civil, o veículo utilizado no crime, um Fiat Uno branco, produto de roubo qualificado, foi localizado em 27 de outubro de 2025, guardado e ocultado dentro das dependências da “Casa dos Idosos Giuseppe Aras”, localizada em Itabela.

Polícia Civil deflagra Operação “Albergue” em Itabela contra facção que usava asilo como base de apoio. (Foto: Divulgação)

Durante o aprofundamento das apurações, a polícia identificou que a antiga sede da instituição, situada no bairro Bandeirantes, estaria sendo usada como base de apoio para a facção criminosa, além de servir como moradia para um dos envolvidos, que atuava como vigilante do local.

Com base nos elementos colhidos, a autoridade policial representou pelas medidas cautelares, que foram deferidas pela Vara Criminal de Itabela.
Na manhã desta quarta-feira, as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão em três locais:

A residência do ex-diretor da instituição; A sede atual do asilo, na Avenida Guaratinga, onde o carro roubado foi encontrado e A antiga sede da entidade, no bairro Bandeirantes, apontada como base da facção.

O material apreendido será encaminhado para análise e perícia técnica, com o objetivo de subsidiar a continuidade das investigações. Não houve prisões nesta fase da operação, que concentrou-se na coleta de provas e fortalecimento das informações do inquérito.

A Polícia Civil reforçou seu compromisso com o combate às organizações criminosas e a elucidação de crimes que ameaçam a segurança pública no município e em toda a região.

MAIS NOTÍCIAS