Desde a tarde da última quinta-feira (7) já era possível identificar a presença dos fãs de Ivete Sangalo em Trancoso. A baiana começou a gravar o seu primeiro DVD autoral acústico nesta sexta (8) e neste sábado (9), recebendo 1040 pessoas - por dia - no Teatro L’Occitane, localizado a 15 minutos do Quadrado, centro histórico e turístico do distrito de Porto Seguro.
O taxista local, Cláudio Lins, contou que possivelmente a grande maioria do público que irá prestigiar a cantora venha de fora. “Aqui em Trancoso o pessoal não escuta muita música baiana não, sabe? Gosta mais de um forró, um xote. No máximo essas músicas mais tranquilas. Lá em Porto [Seguro] que tem muito essas coisas. Mas também não conheço ninguém daqui que vá pro show não... conheço quem até tentou, mas não conseguiu ingresso”, contou ele, se referindo ao esgotamento das entradas para os dois dias de gravação em apenas 20 minutos.
Para Rodrigo, que trabalha como garçom no restaurante São João Batista, esse tipo de evento é excelente para aquecer a economia da cidade, principalmente a partir do fim do verão: “é quando começa a baixa temporada”, explicou ele. Rodrigo confirmou que, provavelmente, só turistas vão ao show. “O pessoal daqui que vai, é pra trabalhar. O ‘Música em Trancoso’ é o que mais tem gente, porque é diferente e são muitos dias. Mas não agita tanto como esse show de Ivete”, contou ele.
O festival a que ele se refere aconteceu entre 5 e 12 de março, no mesmo Teatro que a juazeirense gravará seu DVD. “É ótimo, o movimento aumenta muito. Porque quando acaba o Carnaval, acaba o movimento. Aí só quando tem essas coisas... ou em julho, que fica lotado também”, afirmou o garçom. As gravações começam a partir das 16h desta sexta (8) e, além de Ivete, contarão com a participação de artistas como Luan Santana, Hélio Bentes e Vitin, vocalista do grupo Onze:20.