A Praça da Matriz, localizada no centro de Itabela, está sendo revitalizada com o objetivo de proporcionar mais comodidade e segurança à população. O projeto proposto pela Paróquia São João Batista inclui limpeza, poda de árvores, reparos de áreas danificadas, implantação de gramado e grades, além da restauração da igreja, informou o pároco, Sidônio França.
Após repercussão nas redes sociais sobre a necessidade da retirada de árvores da praça, a reportagem do BAHIA DIA A DIA entrou em contato com o pároco e com secretário de Meio Ambiente, Ednardo de Morais, que informaram que as árvores podadas estavam comprometidas e poderiam ocasionar acidentes. Além disso, o secretário falou também que o processo de retirada foi acompanhado por um engenheiro.
“Estamos trabalhando dentro da legalidade no processo de revitalização da praça. Conforme o projeto, para cada árvore retirada, vamos plantar outras 10 em diversos ambientes urbanos”, destacou Ednardo de Morais.
De acordo com a informação do Frei Sidônio, o projeto de revitalização da praça e reforma da Paróquia está orçado em cerca de R$ 140 mil e será completamente custeado pela paróquia, que arrecada fundos através de campanhas, eventos, dízimos e ofertas.
“O projeto foi finalizado ano passado, mas apenas na semana passada conseguimos iniciar a primeira parte da revitalização, que trará mais segurança para a comunidade, pois a praça estava se tornando um ambiente perigoso, já que muitas pessoas a utilizavam para praticar atos libidinosos e ilícitos”, disse o pároco.
A documentação da revitalização da praça e maquete do projeto estão disponíveis na Paróquia e Secretaria de Meio Ambiente.