Foi realizado nesta terça-feira (1), o “1º Seminário Políticas Educacionais e Previdenciárias”. O evento promovido pela APLB-Sindicato Núcleo Itabela, aconteceu na Câmara Municipal de Itabela, e reuniu representantes da CAPREMI, membros do poder legislativo, aposentados, dirigentes sindicais, servidores públicos e convidados, que foram discutir o tema, que vem chamando a atenção dos servidores públicos municipais.
O seminário, teve o objetivo de levar ao público como funciona as modalidades de previdência, em especial a previdência própria, modelo esse adotado pela Prefeitura de Itabela. Segundo a coordenação da entidade sindical, o debate precisa ser feito para mostrar o andamento do sistema previdenciária do serviço público no munícipio “É preciso construir um debate sobre o que significa, realmente, a previdência pública para o servidor público, e como é que ele tem que se apoderar dela”
Em Itabela, o problema da previdência própria tem sido o grau de gerenciamento do regime pelas administrações municipais, desde sua implantação, o que tem causado muita preocupação aos servidores públicos quanto à concessão de futuras aposentadorias.