O projeto milionário trará para o município de Itabela a empresa Brasil Grafite Mineração LTDA, que pretende explorar a extração de grafita legalmente e com isso investir no município gerando emprego e renda. Itabela está localizado numa grande zona de grafite com três minas de grafite operacionais.
Uma reunião com o Prefeito, Luciano Francisqueto e o secretário municipal de meio ambiente, Ednardo de Morais, aconteceu na última segunda-feira (02) para apresentar o norte-americano, sócio-proprietário da empresa e sua equipe contendo a bióloga responsável pelo processo ambiental Flávia Peres Nunes e o engenheiro de minas Eduardo Henrique Costard Antonietto aos proprietários das fazendas e demais representantes do poder público. Eles esclareceram todas as questões relacionadas a atividade da empresa no município.
A empresa está no processo final de implantação, pois já realizou estudos na região e protocolou os documentos necessários para o licenciamento na secretaria de meio ambiente. A secretaria também realizou vistorias em campo com os técnicos responsáveis da prefeitura e da CONDESC (Consócio público de Desenvolvimento sustentável do território da Costa do descobrimento) e depois analisou os documentos enviados pela empresa.
Segundo o secretário de meio ambiente, o cenário é ideal para o crescimento da cidade de Itabela: "Estamos otimistas com as novas oportunidades de investimentos, com a geração de empregos e renda, além de impostos”.
“Os números são bem animadores com a previsão de aportes na ordem de 30 milhões e geração de receitas anuais por volta de 2 milhões para o município. Nossa equipe técnica tem trabalhado com esmero e dedicação para que os projetos sejam bem executados e Itabela se torne cada vez mais um ambiente fértil para novos investimentos." Afirmou o prefeito Luciano Francisqueto.
A expectativa é que os trabalhos iniciam nos próximos meses.
SOBRE O PROJETO:
O projeto vai acontecer com 13 licenças de exploração aprovadas, cobrindo aproximadamente 13mil hectares. Explorando a mineralização de flocos de grafite na superfície. Até o momento, um trabalho significativo foi concluído, incluindo mais de 7mil metros de perfuração e um teste da planta piloto em mais de 30 toneladas de material mineralizado. Esse projeto foi finalizado no final de 2015 é considerado um sucesso.