Um grupo de moradores em Guaratinga se juntou para tapar os buracos da BA-283 no trecho que liga à sede do município a comunidade do córrego do Ouro na última sexta-feira (18). Imagens feitas pela comunidade mostram as pessoas usando pás, enxadas e carrinhos de mão para tapar os buracos e desníveis com terra.
Fazendeiros da região dizem que estão tendo que dificuldades de escoar suas produções. “Essa é a triste realidade do nosso município, moradores e fazendeiros tendo que parar os compromissos para tapar buracos, obrigação das autoridades que abandonam a zona rural. Estamos fazendo isso para os caminhões poderem passar e não perdermos nossas produções. Essa situação está virando rotina”, relatou um fazendeiro.
Segundo os moradores, o Córrego do Ouro não é o único que precisa de reparos. Eles dizem que a situação se repete nos córregos da Treita, Santa Rosa, Água Preta e da Cutia.
No início do mês, populares fecharam durante 4h os dois sentidos da estrada no trecho que liga Guaratinga a Itabela reivindicando melhorias na BA-283 do Governo da Bahia.
SEINFRA
Também no início do maio, a Prefeita de Guaratinga, Christine Pinto (PSD) esteve duas vezes na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) reivindicando melhorias para a BA-283 que dá acesso também ao estado de Minas Gerais.
Dos vários problemas apresentados na via, o Governo da Bahia atendeu apenas um, a construção de uma ponte de concreto na rodovia para substituir a de madeira, em condições precárias.