Eleição acirrada com 21 candidatos ao conselho tutelar de Itabela
Eleição acontece no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em quatro locais de votação.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 19/09/2023 - 19:05
Link

A disputa eleitoral para o cargo de conselheiro tutelar em Itabela está acirrada. Vinte e um candidatos concorrem às cinco vagas para o mandato no quadriênio de 2024 a 2027, em uma eleição agendada para o dia 1º de outubro, das 8h às 17h. Desde o dia 15 de agosto, os candidatos vêm promovendo suas campanhas eleitorais, utilizando santinhos, vídeos e fotos para conquistar a confiança dos eleitores.

O processo de escolha está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA/Itabela), com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.

Gutemberg Pellegrini, presidente do CMDCA/Itabela, destacou que a escolha dos conselheiros será feita por meio de cédulas. "A votação será realizada por meio de cédulas, contendo os números e fotos dos candidatos, permitindo ao eleitor escolher seu representante. Estamos disponibilizando 12 urnas, estrategicamente distribuídas em quatro colégios eleitorais", ressaltou Pellegrini.

Eleição acirrada com 21 candidatos ao conselho tutelar de Itabela. (Foto: Montagem/BAHIA DIA A DIA)

Os candidatos e seus respectivos números para a eleição em Itabela são:

Arielle Colares - nº 100
Sueli Biucher - nº 222
Keila Cruz - nº 333
Léo Ribeiro - nº 444
Arlete da Jaqueira - nº 555
Rose Dias - nº 600
Sara Rocha - nº 700
Jarbas Jaqueira - nº 888
Deivison Moraes - nº 999
Pricila Costa - nº 110
Val da Praça - nº 111
Cácia - nº 122
Júnior Torquato - nº 131
Luan Batista - nº 144
Jule Reis - nº 150
Ronan Viana - nº 160
Fábio Neres - nº 172
Lacilda Gonçalves - nº 180
Janete do Ouro Verde - nº 190
Hélio Brasil - nº 200
Professora Cléia - nº 212

Os candidatos a esse cargo têm como principal missão zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para isso, devem garantir o funcionamento do atendimento ao público e se revezar em escalas para o atendimento de emergências fora do horário normal, incluindo noites e finais de semana.

A eleição ocorrerá em quatro locais de votação para facilitar o acesso dos eleitores e garantir o pleno exercício do direito ao voto. Os locais de votação são: Colégio Municipal de Itabela, Colégio Municipal Frei Ricardo, Colégio Municipal Manoel Carneiro Ribeiro (Monte Pascoal), Colégio Municipal Carlos Alberto Paracho (São João do Monte - Montinho).

Para votar, é necessário que o eleitor apresente documentos oficiais para comprovação de identidade, tais como carteira de identidade, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou carteira nacional de habilitação (CNH).

É fundamental que os cidadãos exerçam seu direito ao voto e participem ativamente desse processo que impacta diretamente no bem-estar e proteção das crianças e adolescentes do município de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS