A disputa eleitoral para o cargo de conselheiro tutelar em Itabela está acirrada. Vinte e um candidatos concorrem às cinco vagas para o mandato no quadriênio de 2024 a 2027, em uma eleição agendada para o dia 1º de outubro, das 8h às 17h. Desde o dia 15 de agosto, os candidatos vêm promovendo suas campanhas eleitorais, utilizando santinhos, vídeos e fotos para conquistar a confiança dos eleitores.
O processo de escolha está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA/Itabela), com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.
Gutemberg Pellegrini, presidente do CMDCA/Itabela, destacou que a escolha dos conselheiros será feita por meio de cédulas. "A votação será realizada por meio de cédulas, contendo os números e fotos dos candidatos, permitindo ao eleitor escolher seu representante. Estamos disponibilizando 12 urnas, estrategicamente distribuídas em quatro colégios eleitorais", ressaltou Pellegrini.
Os candidatos e seus respectivos números para a eleição em Itabela são:
Arielle Colares - nº 100
Sueli Biucher - nº 222
Keila Cruz - nº 333
Léo Ribeiro - nº 444
Arlete da Jaqueira - nº 555
Rose Dias - nº 600
Sara Rocha - nº 700
Jarbas Jaqueira - nº 888
Deivison Moraes - nº 999
Pricila Costa - nº 110
Val da Praça - nº 111
Cácia - nº 122
Júnior Torquato - nº 131
Luan Batista - nº 144
Jule Reis - nº 150
Ronan Viana - nº 160
Fábio Neres - nº 172
Lacilda Gonçalves - nº 180
Janete do Ouro Verde - nº 190
Hélio Brasil - nº 200
Professora Cléia - nº 212
Os candidatos a esse cargo têm como principal missão zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para isso, devem garantir o funcionamento do atendimento ao público e se revezar em escalas para o atendimento de emergências fora do horário normal, incluindo noites e finais de semana.
A eleição ocorrerá em quatro locais de votação para facilitar o acesso dos eleitores e garantir o pleno exercício do direito ao voto. Os locais de votação são: Colégio Municipal de Itabela, Colégio Municipal Frei Ricardo, Colégio Municipal Manoel Carneiro Ribeiro (Monte Pascoal), Colégio Municipal Carlos Alberto Paracho (São João do Monte - Montinho).
Para votar, é necessário que o eleitor apresente documentos oficiais para comprovação de identidade, tais como carteira de identidade, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou carteira nacional de habilitação (CNH).
É fundamental que os cidadãos exerçam seu direito ao voto e participem ativamente desse processo que impacta diretamente no bem-estar e proteção das crianças e adolescentes do município de Itabela.