Após uma campanha intensa ao longo dos últimos dois meses, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu passar pelo menos três dias de folga em Trancoso.
A expectativa é a de que Lula e sua mulher, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, cheguem à Bahia ainda nesta terça-feira (1).
Um dos distritos do município de Porto Seguro, Trancoso é um dos destinos paradisíacos da Bahia, famoso por ser frequentado por artistas, modelos e empresários que ficam isolados em casas alugadas, com mais privacidade.
A família do ex-deputado Sigmaringa Seixas possui uma casa na região, que costuma ser frequentada pelo presidente eleito.
A Bahia deu a Lula uma vitória retumbante sobre Bolsonaro no último dia 30. O petista obteve 6,09 milhões de votos (72,12%), ante 2,35 milhões de Bolsonaro (27,88%), uma vantagem elástica de 3,4 milhões.
Considerando os votos de todos os Estados, Lula derrotou o atual ocupante do Palácio do Planalto por uma margem menor: de apenas 2,1 milhões de votos.
Na Bahia, o PT manteve o domínio sobre o Palácio de Ondina, com a vitória do ex-secretário de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), derrotando o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, em uma disputa marcada pela polêmica racial.
A disputa Jerônimo-ACM foi muito mais acirrada que a de Lula-Bolsonaro na Bahia – 52,79% do petista contra 47,21% do herdeiro do carlismo, uma diferença de apenas 470 mil votos.
Segundo a equipe da coluna apurou, existe a possibilidade de Lula aproveitar o descanso para se encontrar com o Jerônimo e o senador Jaques Wagner (PT-BA), cotado para assumir algum posto no primeiro escalão do governo federal.
A Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do País, atrás apenas de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro.