O município de Guaratinga, comemora o aniversário de 61 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira, 31 de agosto. A data é muito respeitada na cidade, pela história de lutas e vitórias de seu povo. O município surgiu graças à luta incessante dos produtores rurais, e com isso se transformou em uma cidade onde a agricultura despontou como um marco fundamental, especialmente o cultivo de cacau.
A pecuária de leite e corte alcançou um alto nível de crescimento, com o desenvolvimento e aplicação de modernas tecnologias. Também se destaca, na sua economia, a criação de gado de corte por grandes e pequenos produtores rurais. O município é o maior produtor de novilho precoce da região.
Guaratinga apresenta também um potencial extraordinário no setor mineral, com uma inesgotável reserva de pedras ornamentais (granito) de inúmeras variedades com destaque para a "Pedra do Oratório”, símbolo da cidade.
Com pouco mais de vinte e dois mil habitantes e situada a 700km da capital Baiana, Guaratinga, extremo sul da Bahia, é um lugar de gente alegre, simpática e hospitaleira, cercada de ricas belezas naturais e paisagens encantadoras.
Em 31 de agosto de 1961, através da Lei nº 1.466, o povoado obteve a sua emancipação, com território desmembrado do município de Porto Seguro. Sua instalação se deu no dia 7 de abril de 1963.
COMEMORAÇÕES - Hoje, as comemorações tiveram início a partir das 07:30 da manhã desfile cívico das bandas municipais BAMUG e BMEJP, logo após o hasteamento das bandeiras no jardim da prefeitura com a participação da fila harmônica de Eunápolis.
E encerrando a programação, às 19hs, missa de ação de graças e show católico com Messias Viana na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.