As fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia desde o início de novembro já causaram 20 mortes, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, que confirmou duas mortes nesta segunda-feira, 27.
As duas últimas vítimas foram identificadas como Felipe Duarte Garcia, 21, e Maria das Neves Souza dos Santos, 33. Felipe era morador do bairro Jorge Amado e estava sendo procurado desde o domingo, 26. Seu corpo foi encontrado no Rio Cachoeira.
Maria era moradora da Vila da Paz, região ribeirinha entre a BR-415 e Cachoeira, e estava em casa quando o imóvel desabou durante a madrugada de domingo, 26.
Em todo o estado, mais de 16 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 19 mil precisaram deixar seus imóveis devido aos riscos.
Neste domingo, 26, o governador Rui Costa sobrevoou os municípios da região sul do estado e se reuniu na base implantada em Ilhéus com o ministro da Cidadania, João Roma, os secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e da Saúde, Tereza Paim, com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e com o superintendente da Defesa Civil do Estado, Miguel Almeida.
Ao todo, 72 municípios baianos estão em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Destes, 58 estão também em situação de crise por conta das enchentes.