O Município de Eunápolis aderiu na última quarta-feira, 03/05, ao consórcio público para a compra de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para o enfrentamento da Covid-19 diretamente para os munícipios. A maior preocupação é com as vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, não consiga suprir a demanda existente.
Quem lidera esse movimento é a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que conta com gestores de várias cidades. Após a constituição legal, com a criação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) o consórcio estará apto a fazer a compra de vacina, entre outros itens necessários para o combate à pandemia. Os custos para formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP. Agora, a Câmara de Vereadores tem até 15 dias para aprovar projeto de lei que autoriza o munícipio a aderir ao Consórcio.
A primeira opção do consórcio para a compra é a utilização de recursos do Governo Federal, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo aquisição via cota dos municípios serão analisadas. Outra alternativa, que depende de aprovação de projeto no Senado, é que os municípios comprem com verba própria o imunizante, mas depois sejam ressarcidos pelo Governo Federal.
Com todas as dificuldades econômicas que os municípios passam, é fundamental integrar-se nessa frente para acelerar o processo de vacinação, disse a prefeita Cordélia Torres. “Enquanto o imunizante não chega, já que depende dos esforços da União, cuja distribuição é feita pelo Governo da Bahia, é preciso, antes de tudo, conscientizar-se, pois a minha ação reflete na ação do outro, logo vamos nos proteger, mantendo o distanciamento social e as medidas de higiene e segurança em todos os locais e, principalmente, evitando aglomerações”, completou.
GOVERNADOR COMPROMETE ENVIAR NOVOS RESPIRADORES
Durante videoconferência ocorrida na manhã de hoje, 05, o governador da Bahia, Rui Costa, atendeu a um pedido da prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, comprometendo-se a destinar mais seis respiradores (ventiladores) mecânicos ao município para o uso no Hospital de Tratamento de Covid-19, Centro de Atendimento Eunápolis.
Além dessa conquista, o Governo da Bahia demonstrou interesse em ampliar a referida unidade municipal em mais 20 leitos, sendo 10 deles clínicos e 10 unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Para isso, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria municipal de Saúde, nos próximos dias, formalizará a proposta, apresentando a estrutura física necessária para abertura de mais quartos no Hospital de Tratamento Covid-19, além de mobilizar equipe responsável pelo atendimento a pessoas acometidas pela Covid.
Atualmente, para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), Eunápolis conta com 20 leitos de UTI e 20 leitos clínicos para receber pacientes dos municípios da 8ª diretoria regional de Saúde (Dires), que engloba Porto Seguro, e da 9ª Dires de Teixeira de Freitas, num total de 21 municípios cobertos no extremo sul, somando cerca de 840 mil habitantes, segundo população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020.