A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) revelou nesta sexta-feira (26) que a região do Extremo Sul da Bahia apresenta uma taxa de mortalidade pela Covid-19 45% superior à média estadual. De acordo com a pasta, a análise é referente aos três últimos meses, onde a região aparece com 27,2 óbitos a cada 100 mil habitantes. O índice é o maior dentre todas regiões da Bahia.
Ainda de acordo com a pasta, a região que inclui municípios como Porto Seguro e Teixeira de Freitas, que se colocaram parcialmente contra as determinações do estado no que diz respeito a implementação do lockdown durante o final de semana, têm a taxa de ocupação dos leitos de UTI de 76%, uma das maiores do estado.
A pasta ressaltou que os prefeitos e secretários de saúde da região estimulam a população a não adotar as medidas de contenção da doença, como o uso de máscara, manutenção do distanciamento social e higiene frequente das mãos, e criticou o uso de kits-covid, que se valem de antibióticos e vermífugos, para tratar a doença. Medida ainda não regulamentada pelos órgãos de saúde. Hoje, a secretária de Saúde de Porto Seguro chegou a dizer que a mortalidade na cidade era baixa por causa do "tratamento precoce".