Num duelo brasileiro das quartas de final do surfe masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira, 1º, Gabriel Medina venceu João Chianca em Teahupo'o, na Polinésia Francesa e avançou às semifinais.
Um dos grandes favoritos ao ouro, Medina obteve uma pontuação final de 14.77, contra 9.33 de 'Chumbinho'. O tricampeão da WSL começou a bateria melhor que o adversário ao encaixar duas ondas com notas 6.67 e 8.10, ficando em vantagem até o fim da prova. Chumbinho tentou reagir mas as ondas não colaboraram.
Na próxima fase, Gabriel Medina vai enfrentar o australiano Jack Robinson, que eliminou o compatriota Ethan Ewing no último duelo de quartas de final do dia no surfe masculino.
De acordo com informações divulgadas pelo Comitê olímpico do Brasil, as semifinais e a final acontecerão no mesmo dia, no sábado, 3, em decorrência das condições do mar.
Tatiana Weston-Webb avançou de fase
A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb garantiu uma vaga na semifinal enquanto Luana Silva foi eliminada da competição feminina nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira (1º) na bateria das quartas de final em Teahupoo, na Polinésia Francesa.
Em um cenário com poucas ondas, Tati conseguiu fazer boas manobras e venceu a espanhola Nadia Erostarbe. Ela obteve uma pontuação final de 8.10 (4.50 + 3.60) contra 6.34 (3.57 + 2.77) da adversária. Mais cedo, a brasileira nascida em Porto Alegre havia vencido nas oitavas de final a americana Caitlin Summers, atual número um do mundo.
"Estou muito feliz por passar. Foi muito difícil, obviamente as condições deram uma piorada. Mas consegui fazer meu trabalho", disse Tati em entrevista à TV Globo, após a classificação.
Mais tarde foi a vez de outra brasileira, Luana Silva, entrar na água para tentar a vaga. Mas ela foi superada pela costarriquenha Brisa Hennessy, que teve 6.37 no somatório (3.20 + 3.17) contra 5.47 (2.90 + 2.57). Luana tentou a até o fim e chegou a trocar de prancha. Mas não conseguiu a pontuação necessária, ficando 0,90 abaixo da adversária.
Se ela tivesse avançado, haveria um duelo 100% brasileiro nas semifinais, contra Tatiana Weston-Webb, o que garantiria uma medalha para o Brasil. A outra semifinal será entre a americana Caroline Marks e a francesa Johanne Defay. Os dois duelos estão marcados para sábado, 3 de agosto.