A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, afirmou nesta sexta (24), que a instituição só tem verbas para funcionar até o mês de setembro.
Segundo a reitora, caso a decisão do Ministério da Educação (MEC) não seja revista, as atividades podem ser paralisadas no último trimestre do ano. A instituição teve R$ 17 milhões contingenciados pelo MEC. No entanto, Joana Angélica acredita que o dinheiro será liberado.
Até o momento, as obras dos campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro estão em andamento. No campus de Itabuna, os prédios onde funcionarão as salas de aula e os laboratórios estão prontos. A expectativa da reitora é que as atividades acadêmicas e de pesquisa sejam transferidas para o novo prédio no início de 2020.
“Hoje, pagamos cerca de R$ 800 mil de aluguel por ano. Esse dinheiro sai da nossa verba de custeio. Deixamos de destinar os recursos para outras necessidades para pagar o aluguel. Queremos sair desse aluguel o mais rápido possível para usar esse dinheiro para outras ações”, afirmou.
A reitora também se disse preocupada com uma campanha feita por setores da sociedade para "desacreditar a universidade".