Os professores da rede pública de ensino da cidade de Guaratinga cruzaram os braços, na manhã desta segunda-feira (9), em adesão à paralisação devido à falta de pagamento de alguns deles referente ao mês de setembro. Por conta disso, estudantes terão as aulas suspensas nos três turnos das escolas públicas do município.
De acordo com a APLB sindicato de professores do município, a paralisação é devido à um acordo onde a prefeitura, tem até quinto dia util subsequente para fazer o pagamento. E como esse prazo não foi cumprido, a paralização foi convocada.
Ao BAHIA DIA A DIA, o secretário de Educação Francisco Carlos informou que a maior parte dos professores já receberam os salários. A ausência é somente do repasse de alguns deles: "Estamos aguardando complementar o valor de 130 mil reais para quitarmos complementarmente a folha de pagamento desses profissionais que ainda restam receber. Isso deverá acontecer ainda nesta segunda, ou no máximo até terça-feira.
Ainda conforme o secretário, a prefeitura está utilizando a complementação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) todo mês para complementar a folha, pois apenas com o fundo do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) não é possível pagar por completo a folha da educação.
A APLB convocou uma assembleia para esta segunda às 15 horas, onde será aguardado o posicionamento da prefeitura.