Um empresário de Itabela fez doação de duas cargas de mamão para moradores de uma cidade mineira para que as frutas não estragassem na estrada. O carregamento saiu de Itabela na última segunda-feira (21) e tinha como destino o Ceasa de Contagem, na região metropolitana Belo Horizonte. No entanto, devido à greve de caminhoneiros, que foi iniciada no mesmo dia, o caminhão acabou bloqueado há oito dias na cidade de Frei Inocêncio, Minas Gerais, onde a carga foi doada nesta terça-feira (29).
O empresário Mark Lemon Oliveira Costa disse ao BAHIA DIA A DIA que o prejuízo foi de R$ 40 mil. “Cada carga estava avaliada em R$ 20 mil, e como a fruta estava ficando madura, e a estrada bloqueada, não teria tempo de chegar ao Ceasa e, por isso, decidimos fazer a doação à população da cidade, que nos agradeceu bastante e aproveitou as frutas”, contou.
Nas imagens é possível ver os moradores fazendo fila para pegar as caixas de mamão e o presidente da Câmara de Vereadores de Frei Inocêncio parabenizando a ação solidária do empresário.
Mark Lemon disse que achou justa a reivindicação da categoria, porém acredita que depois que foram atendidos pelo governo, os caminhoneiros deveriam ter voltado aos trabalhos. “A situação ficou crítica em todos os setores, e no final quem está pagando a conta é a população”, avaliou.
Ainda conforme o empresário, outro carregamento de mamão perdeu, pois foi carregado e o caminhão não conseguiu seguir viagem. O caminhão com a carga iria para o Ceasa do estado de São Paulo, mas devido à greve, não foi possível ser entregue, e as frutas entraram em estágio de apodrecimento, o que impediu que essa carga também fosse doada.
O caminhoneiro itabelense, Lucas Oliveira, que fez o transporte da mercadoria, disse que não conseguiu passar pelo bloqueio e lamenta a perda da carga. “A briga não pode parar, todo mundo teve perda, na espera de ter uma melhora amanhã. Infelizmente o proprietário da carga teve esse prejuízo e a população aqui de Frei Inocêncio agradeceu muito ao empresário que doou as frutas”, disse.
A greve dos caminhoneiros, que completa dez dias nesta quarta-feira (30), começa a enfraquecer e o abastecimento de combustível é gradativamente retomado em muitos estados brasileiros.