Visando ampliar diálogo com a comunidade e garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, a Prefeitura de Porto Seguro tem um setor de trabalho voltado à comunicação junto à população. Trata-se da Ouvidoria Municipal que há três anos está em funcionamento, a fim de ser uma ponte entre o cidadão e a administração pública.
A equipe é composta pela ouvidora, Vanessa Souza de Oliveira e mais dois auxiliares, que realizam atendimentos presenciais, em uma sala no prédio da Secretaria Municipal de Administração, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O desenvolvimento do serviço se dá através de levantamento de informações sobre situações diversas no município, necessidades de bairros, bem como críticas, reclamações, sugestões, elogios ou denúncias de alguma ocorrência de irregularidades a ser averiguada.
Tecnologia da informação
Para intensificar e tornar este canal de comunicação ainda mais eficaz, criou-se um grupo no WahtsApp e também inovou o atendimento implantando um sistema de tecnologia da informação, disponibilizando uma ferramenta on-line, em que o cidadão pode apresentar sua demanda utilizando o link: Ouvidoria postado na página eletrônica da Prefeitura disponível pelo endereço: www.portoseguro.ba.gov.br
“Desde que se iniciou este trabalho, o setor já atendeu uma média de 500 pessoas. Com a implantação do sistema on-line o serviço se tornou mais rápido e acessível”, diz a ouvidora, Vanessa, acrescentando que quem tiver o interesse de utilizar os serviços pode acessá-los de forma presencial, pelo telefone: 3288-6449, via whatsApp (73) 8160 8938 ou pela página na internet.
No segundo semestre, mais um projeto será executado aproximando a comunidade à gestão. Denominado Ouvidoria Itinerante, contemplará escolas públicas, centros sociais e eventos municipais.