Especial BDD


Link

A Veracel Celulose, indústria que atua na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, foi apoiadora de mais uma edição do festival da comunidade indígena pataxó ARAGWAKSÃ, que significa "lugar sagrado de grande conquista" e é um dos momentos mais importantes para a cultura e tradição da comunidade. O evento foi realizado na comunidade indígena pataxó, na Reserva da Jaqueira, entre sexta (30) e domingo (1º de agosto) e a empresa tem sido apoiadora do festival desde que ele foi retomado pela comunidade, há 23 anos.

O evento, que representa a luta e a resistência da comunidade indígena pataxó Reserva da Jaqueira, tem por objetivo o fortalecimento da cultura por meio de danças e cantos, rituais sagrados, batismo, orações, com a presença de anciãos, jovens e lideranças. Para a proteção da comunidade, a edição deste ano, assim como em 2020, foi novamente realizada em formato online, porém, devido ao avanço da vacinação, no domingo houve um momento em que convidados foram recebidos, de forma restrita, seguindo autorização prévia da FUNAI e seguindo todos os protocolos de proteção.

"Em 2020 o ARAGWAKSÃ já foi realizado de forma online para que as pessoas pudessem acompanhar a festividade, e a comunidade pudesse realizar a celebração com outras lideranças pataxós, mas com cuidados e segurança durante a pandemia. Com a comunidade vacinada e a imunização avançando no território foi possível termos esse formato híbrido, mas ainda de forma bastante controlada", afirma Eunice Britto, diretora da Etno Consultoria, que atua como interlocutores da Veracel junto às comunidades tradicionais na região. "Esse formato nos ensinou muito sobre como podemos ampliar ainda mais a visibilidade do evento para uma interação legítima da comunidade com parceiros e com o poder público, mesmo sem a necessidade de estarem presencialmente no evento, mas atuando de forma conjunta para preservar a tradicionalidade da comunidade e apoiá-la em suas demandas", finaliza Britto.

A Aldeia da Reserva da Jaqueira está localizada em uma área de 827 hectares, onde vivem 34 famílias. A comunidade desenvolve o Etnoturismo Sustentável com base na proteção do meio ambiente e da cultura indígena, sendo as atividades gerenciadas pelo Instituto Pataxó de Etnoturismo.

Momentos do Aragwakã - Divulgação/Veracel

"O ARAGWAKSÃ é um momento muito importante em nosso calendário em que realizamos tanto uma celebração de nossa tradição, como também promovemos momentos de reflexão sobre o futuro de nosso povo daqui a 20 anos. Realizamos rodas de conversas com os jovens e lideranças Pataxó para falar sobre drogas, violência e como podemos nos preservar e manter a nossa cultura de forma sustentável", explica Juari Braz Bomfim, presidente do Instituto Pataxó de Etnoturismo. "Realizar duas edições online foi um grande desafio, mas também foi um momento de muita oração e pensamentos voltados a nossa espiritualidade neste momento em que o mundo parou devido a pandemia. Além disso, foi um aprendizado muito importante porque tivemos que repensar nossa estrutura de tecnologia para não deixar de promover o evento", ressalta Juari.

"Realizar o ARAGWAKSÃ nestes dois anos de pandemia para nós foi uma experiência nova, o mundo está vivenciando esta mudança drástica com a necessidade de isolamento e este momento para nós, povos originários, está sendo um grande desafio porque sempre recebemos as pessoas em nossa comunidade para compartilhar um pouco de nossa cultura. A partir do momento em que este contato não pôde ser possível tivemos que repensar a forma de compartilhar o evento, aprofundando o uso de tecnologias dentro de nossa comunidade, algo que será muito útil para a luta e causa indígena" destaca Syratã Pataxó, cacique da Reserva pataxó da Jaqueira e presidente da associação dos caciques de Santa Cruz de Cabrália, além de professor da comunidade.

"O Aragwaksã é celebração, mas ao mesmo tempo significa a resistência do nosso povo e hoje usamos este espaço para dialogar com a comunidade e para dizer que sempre estivemos aqui e sempre estaremos, nunca vamos perder nossa essência de lutar pela terra, porque terra é vida, é o futuro das nossas famílias e de nossos filhos e vamos continuar lutando por isso sempre", finaliza Syratã.

Veja abaixo como foi a programação do evento deste ano:

DIA 30/07/21
12: 00 - Almoço na Aldeia Reserva Pataxó da Jaqueira;
14: 00- Roda de conversa com os marujos;
16: 00 - Homenagens aos FULIÕES de Coroa Vermelha (Escola indígena de Coroa Vermelha);

DIA 31/07/21

08:00 - Café da manhã
14:00 - Reunião virtual com Arany Santana- Secretaria de Cultura do estado e outros parceiros;

Programação durante o dia
 

20:00 - Filme dos Jogos Indígenas Pataxó (Centro da aldeia);
 

DIA 01/08/21
 

07:30- Café da manhã
 

08:00 - Despedidas dos Marujos - (segue com atividade para Porto Seguro);
 

09:30 - Mesa com caciques e lideranças Pataxó;
 

10:00 - Fala das autoridades convidadas
 

12:00 - Almoço comunitário.

Link

A Veracel Celulose completa hoje 30 anos de operações com muitos motivos para comemorar. Responsável pela produção de mais de 1,1 milhão de toneladas de celulose ao ano, com área total de 198 mil hectares, 87,6 mil hectares de plantios de eucalipto, cerca de 100 mil hectares de área de preservação de matas nativas e quase 3.200 colaboradores próprios e terceiros, a companhia é um elemento-chave de desenvolvimento da região em que está localizada.

A Veracel Celulose é um empreendimento conjunto entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% do capital acionário da empresa. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região.

"A nossa trajetória foi construída por pessoas que se dedicaram intensamente à criação de importantes parcerias e muitos aprendizados. Colocamos o diálogo no centro de nossas relações e, nesses 30 anos de história, o empreendimento não apenas se transformou, mas também adquiriu um papel importante como agente de transformação e de desenvolvimento do nosso território, seguindo um caminho de valorização e respeito às pessoas e às comunidades presentes na região em que estamos inseridos", celebra Caio Zanardo, diretor-presidente da empresa. "Por isso, hoje, a nossa comemoração tem olhos para o futuro, pois sabemos do passado e presente que constituímos, baseados na nossa imensa satisfação por termos associado o sucesso do nosso negócio com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região, com a proteção ambiental do nosso entorno e o cuidado genuíno com as pessoas", ressalta Zanardo.

Inspirada nessas premissas, a Veracel lançou a campanha comemorativa de seu aniversário. Com o mote "Veracel 30 anos: Somos transformação", a empresa celebrará o protagonismo dos seus colaboradores reconhecendo-os como centro de todas as ações e resultados, entendendo que mudanças e movimentos positivos só ocorrem graças ao foco e atuação de todos os envolvidos. O logo da empresa também se transforma durante os meses de comemoração, recebendo um selo especial que conta com o número 30 estilizado, que simboliza, em sua parte central, uma árvore de eucalipto - a sua matéria-prima. Além disso, o logo também traz as cores dos elementos fundamentais para o negócio da Veracel, como a água, o sol, o solo e o verde das plantações.

"A Veracel é uma empresa que trouxe progresso para a região. Sou de Barrolândia, um distrito de Belmonte que fica ao lado da fábrica. Eu conheci o local da fábrica antes dela existir. Acompanhei todo o seu processo de construção. Por isso, pude presenciar o desenvolvimento que ela nos trouxe. Assim que a Veracel começou a ser construída foi iniciado o calçamento e implantaram de um sistema de esgoto no povoado, algo que não existia até então. Além disso, a fábrica gerou muito emprego, renda para cidade e alavancou os municípios, melhorando a qualidade de vida, por meio de novas empresas, novas escolas e tornando a região um lugar melhor para se viver", destaca Sandoval Nascimento Silva, colaborador da área de Compras da Veracel.

Firme no compromisso de ser responsável e de respeitar as pessoas, a Veracel busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional. Para Dr. Mario Gontijo, diretor do Laboratório Gontijo e professor de medicina da faculdade Pitágoras de Eunápolis, a empresa trouxe mudanças importantes para o seu entorno. "Antes da escolha de investir em nosso negócio, estudamos diversas opções de localidades que trariam retorno profissional, patrimonial e social e foi a partir da informação de que a Veracel já estaria se instalando na região, que escolhemos o município de Eunápolis para residir e investir. Na época, a cidade tinha cerca de 13% de ruas asfaltadas e 17% de rede de esgoto e, com a chegada deste empreendimento, vimos este cenário mudar: os fornecedores foram melhor qualificados, houve melhorias na infraestrutura, na educação, além da ampliação no investimento social no município. Houve uma abertura legítima de horizontes no campo industrial, econômico e empresarial na região", destaca. "Além disso, a empresa foi a maior apoiadora financeira no primeiro projeto tripartite do estado da Bahia, modelo que conta com investimentos privados em parceria com a gestão do município e do estado da Bahia, para a construção da UTI do hospital da cidade em um projeto que se tornou referência no estado e propiciou, além do importante suporte hospitalar para a população, também a chegada de faculdades de medicina para a região e a formação de novos profissionais locais", ressalta o médico e professor.

Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia, conforme também observa o Dr. Gontijo: "O respeito e cuidado com o meio ambiente da Veracel é algo muito presente na nossa região. Sou piloto e sobrevoo com frequência a área de plantação da Veracel, sendo possível observar como a plantação de eucalipto é intercalada com mata nativa, formando corredores de florestas nativas", finaliza.

Ainda em linha com o seu firme compromisso de cuidar das pessoas, podemos ver o depoimento de colaboradores como Edileuza Maria Checon, Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, na Veracel. "Tenho muito orgulho de trabalhar nesta empresa, pois ela pauta-se sempre na ética, nutrindo muita preocupação e zelo com os seus colaboradores e pessoas da comunidade. A Veracel é uma empresa íntegra e com o foco na sustentabilidade. Tudo que fizemos até hoje foi baseado no que é certo e, dessa forma, conseguimos transformar a realidade ao nosso redor. Tanto dentro da empresa, quanto fora, procuramos constantemente atuar como agentes de transformação e, a partir daí, inspiramos outras pessoas a agirem da mesma forma" pontua a profissional.

Todos e todas são nossos convidados para essa celebração

Como forma de celebrar essas boas histórias, a Veracel Celulose criou um ambiente virtual para unir depoimentos, memórias, imagens, vídeos e a sua linha do tempo. Esse espaço é aberto para todas as pessoas, basta acessar Veracel 30 anos para acompanhar as atualizações desta campanha e ter mais informações sobre a empresa. 

Principais marcos da história Veracel

A história da Veracel começou em 1991 com a plantação de seus primeiros eucaliptos. Antes mesmo da fábrica da empresa começar a operar, a Veracel se comprometeu em ser uma guardiã da biodiversidade da região Sul da Bahia e, em 1998, criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, que inclusive abriga o manancial de água que abastece Porto Seguro.

Em 2001, entrou em operação o Terminal Marítimo de Belmonte. Vital na logística de transporte da celulose, o porto é dedicado ao escoamento da produção da Veracel. Em 2003, a companhia ampliou sua base florestal, compartilhando as oportunidades de negócio do plantio de eucalipto com produtores vizinhos.

Já 2005 marcou o início da operação da fábrica, e os investimentos sociais na região começaram a transformar a vida de comunidades inteiras. Esse foi o caso de Barrolândia, o distrito mais próximo da fábrica, onde foram realizadas melhorias na construção de instalações sanitárias nas residências; canalização e tratamento de esgoto; pavimentação de ruas; novos prédios públicos; e o combate ao maior índice de ocorrência de hanseníase do Brasil naquela época.

Outros marcos importantes ocorreram em 2005, quando a empresa recebeu a a certificação do manejo sustentável de florestas - CERFLOR, endossado pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) e em 2008, com a certificação internacional de manejo florestal Forest Stewardship Council® - FSC® C017612. Ambas as certificações garantem que a companhia produz celulose respeitando o meio ambiente, sendo socialmente justa e economicamente viável. Essas titulações reforçam o compromisso da empresa com o equilíbrio entre as questões ambientais, econômicas e sociais. Já em 2011, o programa de produção da Veracel foi pioneiro na dupla certificação dos produtores florestais que passaram a cuidar da gestão da certificação por meio de sua própria entidade de classe e são autônomos nesse processo.

A partir daí a companhia cresceu e, em 2019, superou a capacidade de produção do desenho original da fábrica. O sucesso da produção veio acompanhado de um intenso trabalho ambiental e social, que contou com o apoio da comunidade e de diversos parceiros importantes para o desenvolvimento da companhia nesse processo.

Em 2020, a Veracel foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar na Bahia no ranking Grat Place To Work (GPTW) e uma das trinta melhores para se trabalhar no agronegócio brasileiro. Em 2021, a companhia apareceu novamente no GPTW Bahia, desta vez entre as 4 primeiras colocadas, avançando 7 posições na comparação com o ano anterior.

"Podemos sonhar grande porque acreditamos que o jeito Veracel nos levará a grandes realizações. Temos comprometimento com resultados, diálogo, transparência, preservação do meio ambiente, responsabilidade social e compromisso com pessoas. Somos uma referência sobre como fabricar celulose de alta qualidade de forma sustentável. Com muito orgulho, produzimos da Bahia para o mundo", finaliza Zanardo.

Link

.
A UNOPAR Itabela e Eunápolis, resolveram antecipar o Black Friday, realizado tradicionalmente em novembro, e lançou a campanha “Black antecipado da pós!”, possibilitando a oferta de cursos de pós-graduação por apenas seis parcelas de R$ 94,90. A promoção é válida para inscrições realizadas até o dia 20 de Julho. 

São mais de 120 cursos em diversas áreas do conhecimento: MBA/Negócios, Saúde, Educação, Direito, Tecnologia entre outras. E tem mais, ao indicar um amigo para cursar a pós-graduação, a UNOPAR garante a pessoa que indicou e ao seu amigo um desconto de até R$ 100,00 na próxima mensalidade. 

Além dos descontos, os alunos que cursam pós-graduação na UNOPAR têm acesso a e-books; canal conecta; portal exclusivo de vagas de estágio e emprego que faz a ligação entre você e mais de 17 mil empresas parceiras de todo Brasil; biblioteca virtual com mais de nove mil títulos e app Press Reader; e acesso gratuito a mais de 200 cursos livres certificados.

Mais informações pelo whatsapp (73) 98854-6893.

Confira outras vantagens de fazer pós-graduação UNOPAR:
•    Flexibilidade de horário;
•    Modalidade de seis meses ou 10 meses;
•    Estudar de maneira off-line;
•    Estudar pelo smartphone ou computador;
•    Gerenciar o próprio curso;
•    Curso com a mesma validade que um curso presencial;
•    Reconhecido pelo MEC e válido em todo território nacional.

Link

Promovidas pela Prefeitura de Eunápolis, a Vila do Forró e a live “São João se Encontra com o Pedrão” impulsionaram a economia e fortaleceram a cultura local. Com formatos adaptados devido à pandemia, os projetos resgataram a tradição junina, valorizaram os artistas da região e garantiram entretenimento de qualidade e com segurança para o público.

A Vila do Forró contou com 13 dias consecutivos de programação. Finalizado no domingo, 04 de julho, o projeto gerou suporte financeiro para 54 atrações locais, beneficiando entre cantores e músicos, mais de 100 artistas, que estavam parados desde o início da pandemia. As atrações se apresentaram diariamente em meio ao cenário junino montado estrategicamente na Praça da Bandeira, que permitiu a movimentação do comércio local na região central da cidade, gerando impulsionamento da economia do município.

Vila do Forró teve programação de 13 dias consecutivos no centro de Eunápolis. (Foto: Divulgação)

Outro projeto que ganhou destaque durante o período junino foi a live “São João se Encontra com o Pedrão em Eunápolis”, realizada na sexta-feira, 03 de julho, e sábado, 04 de julho. O evento, transmitido ao vivo do Parque Ecológico do Gravatá pelas plataformas do GShow e Youtube, uniu cantores locais e artistas de renome nacional. O público pôde acompanhar de casa a transmissão de alta qualidade dos principais sucessos do forró. A live deu projeção nacional ao município, sendo visualizada nos dois dias por cerca de 60 mil pessoas.

Prefeita Cordélia interage com influencers e cantor Targino Gondim. (Foto: Divulgação)

“Gostaria de agradecer a todos que estiveram empenhados em realizar esses dois projetos grandiosos, que levaram alegria e entretenimento não só para a população de Eunápolis, mas para o mundo todo. Tivemos todo o cuidado para não colocar em risco a vida das pessoas, sem deixar passar em branco essa época junina, que é tão importante para nosso município”, destacou a prefeita Cordélia Torres.

Adelmário Coelho e prefeita Cordélia Torres no segundo dia de live. (Foto: Divulgação)Targino Gondim e Cris Lima no primeiro dia de live “São João se Encontra com o Pedrão em Eunápolis” (Foto: Divulgação)Arriba Saia fez a abertura do segundo dia de live “São João se Encontra com o Pedrão em Eunápolis” (Foto: Divulgação)Equipe da Prefeitura de Eunápolis na Vila do Forró. (Foto: Divulgação)

Link

Na noite de sexta-feira, dia 02 de julho, a Prefeitura de Eunápolis realizou o primeiro dos dois dias da live Encontro do São João com Pedrão, transmitida pelas plataformas do youtube e Gshow. O evento está sendo realizado no cartão postal da cidade, o Parque Ecológico do Gravatá.

A live foi um verdadeiro sucesso, com transmissão de alta definição e, até o momento (às 08:00 da manhã de sábado) já havia sido visualizada por quase 20 Mil pessoas, só no youtube.

Prefeita, Cordélia Torres foi a grande anfitriã e a apresentadora destacando-se pela desenvoltura no palco. (Foto: Divulgação)

O cenário lúdico, retratava uma Vila, e as cores acesas iluminavam o ambiente, e, um aparato tecnológico proporcionou que as pessoas assistiram do conforto de suas casas com som e imagem de altíssima qualidade.

A prefeita, Cordélia Torres, foi a grande anfitriã e a apresentadora, destacando-se pela desenvoltura no palco. A forrozeira, Cris Lima, dividiu com a prefeita em vários momentos a apresentação da live, além, de ao lado do cantor de Forró, e grande atração da noite Targino Gondim, deu um show à parte. Também cantaram com Targino, os cantores pratas da casa, Abdon Souza e Cássio Camargo.

Os cantores pratas da casa também cantaram com Targino. (Foto: Divulgação)

Humoristas estiveram no palco, fazendo apresentação de stand up. A live do Encontro de São João com Pedrão em Eunápolis retornará no sábado, dia 03 de julho, à partir das 19:30.

Prefeita, Cordélia Torres, foi a grande anfitriã e a apresentadora, destacando-se pela desenvoltura no palco. (Foto: Divulgação)

Link

A prefeitura de Guaratinga divulgou as atrações da live que acontecerá neste sábado (03) com o tema “Saudade do Nosso Forró” que remete às festas de Junho e Julho que aconteciam no município e que foram suspensas devido a pandemia.

Entre as atrações confirmadas estão Vulcão do Forró, Arley e Baixinha do Forró, Weliton Camargo e Jack Alves e Banda. Segundo a prefeitura, além de fomentar a cultura, outro objetivo é ajudar os artistas locais que foram impactados com a proibição de shows e eventos desde o aparecimento da Covid-19.

Um diferencial da live, vai ser a realização do concurso do Rei e Rainha do Milho no interior com representantes dos cinco povoados do município. O casal ganhador será escolhido por votação popular durante o evento.

A transmissão será realizada no facebook da prefeitura de Guaratinga a partir das 18h, através do link: www.facebook.com/prefguaratinga.

Link

Na terça feira, dia 22 de junho, teve início os festejos juninos na cidade de Eunápolis. Serão 12 dias de apresentações musicais na Vila do Forró, estrategicamente montada na Praça da Bandeira, centro da cidade. Serão quatro apresentações diárias, aproveitando o potencial dos artistas locais, que, por conta da pandemia, estavam sem poder trabalhar.  Com a Vila do Forró, promovida pela Prefeitura, os artistas foram convidados para se apresentarem na Vila, contrapondo o difícil momento vivido pela classe artística.

A ornamentação da praça está sendo o ponto alto. A decoração que tem coreto e casas coloridas, além da iluminação adaptada e as tradicionais bandeirolas, que chamam à atenção e deixa o ambiente com características típicas das festas juninas.

O evento acontecerá das 16h às 21h, respeitando a orientação das autoridades de saúde e tomando todos os cuidados para se evitar aglomeração; apenas 25 pessoas por vez poderão ter acesso ao interior da Vila do Forró e permanecer no local por no máximo10 minutos, com entrada permitida após rigoroso controle sanitário, com medição de temperatura, uso do álcool em gel 70% e máscara.

Link

A assinatura das ordens de serviço de duas novas praças, o anúncio da retomada da creche do bairro Pereirão (inicialmente com recursos próprios), a nova iluminação da BR-101 (trecho que corta o município) e a revitalização do Mercado Municipal. Estes foram os presentes anunciados pelo prefeito Luciano Francisqueto em live de comemoração dos 32 anos de emancipação política de Itabela, realizada na segunda-feira, dia 14.

Após o hasteamento das bandeiras, Francisqueto iniciou sua fala destacando que chegar aonde o município já chegou, é uma grande conquista, mas que ainda há muito por fazer. Lembrando que o município já é destaque na pecuária e agricultura - com o café conilon, mamão, cacau e pimenta do reino.  “Estamos soltando obras, trabalhando. Queremos cada vez mais. Tenho muito orgulho desses 32 anos”, destacou o prefeito. Ele ressaltou ainda que “se Deus quiser”, até setembro, o município já contará com a fábrica de grafite. 

Vereadores e secretariados fizeram parte da programação de comemorações. (Foto: Erlan Costa/BAHIA DIA A DIA)
De acordo com Francisqueto, além das obras e reformas anunciadas, o município ainda ganhou um presente do governador Rui Costa. “Estou ansioso para ser convocado e saber qual é esse presente. Com certeza, vou pedir, porque amo Itabela e quero o melhor para ela”,  enfatizou o prefeito.

Também participando da live, o vice-prefeito de Itabela, Gedalvo Matos também ressaltou as conquistas do município nestes 32 anos de emancipação. “Vimos a cidade crescer, Meu reconhecimento por tudo que ela passou”, complementou Matos.Francisqueto homenageou alguns moradores por fazerem parte da história do município.  (Foto: Erlan Costa/BAHIA DIA A DIA)
Na programação, alguns moradores por fazerem parte da história do município, foram homenageados com placa honra ao mérito.

OBRAS – Durante a live, Franscisqueto assinou as ordens de serviço para início das obras da praça da Avenida Guaratinga, que irá contar com uma ciclovia, e da praça Inocêncio Pereira.Franscisqueto assinou novas as ordens de serviço para o munícipio. (Foto: Erlan Costa/BAHIA DIA A DIA)
O prefeito anunciou ainda a retomada das obras da creche do bairro Pereirão. “Consegui desbloquear os recursos  federais para retomada desta obra, mas enquanto eles não chegam, vamos começar com recursos próprios”, anunciou ele. 

Francisqueto apresentou também o projeto de revitalização da BR-101, que irá contar com um pórtico de entrada para o município, nova iluminação de LED, ciclovia e acessibilidade.

A cereja do bolo, como disse o prefeito, foi o anúncio das obras de revitalização do Mercado Municipal, atendendo a um grande anseio da comunidade. Esta obra devera terá um investimento de cerca de um milhão 750 mil reais, sendo 800 mil de verbas federais – repassadas pelo deputado federal Ronaldo Carletto, 700 mil reais investidos pelo Governo do Estado e 250 mil reais de verbas do município. “Acredito que em dez meses entregamos essa obra”, concluiu ele.A cereja do bolo, foi o anúncio das obras de revitalização do Mercado Municipal. (Foto: Divulgação)
A live de abertura das comemorações dos 32 anos de Itabela contou ainda com uma benção do pastor Val ao município e com a apresentação de cantores gospel. Após a abertura oficial e a participação dos cantores gostel.

A segundaparte  das comemorações continuaram com a live de show com a participação de Jackson Braga, Guto dos Teclados, Leo Lima, Nalo Miller, Jerry Xocolate, Iacson e Renatinho Moraes.

Link

Os 32 anos de emancipação político-administrativa de Itabela, no dia 14 de junho, será comemorado de forma virtual, para que sejam respeitadas as restrições de combate à Covid-19. A celebração intitulada “Uma história que desperta um sentimento de orgulho em todos nós”, inclui uma programação variada e apresentações de artistas locais. Ela serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura, no Facebook e Youtube.

A programação será dividida em duas partes: A live com o chefe do executivo acontece a partir das 10h, com a solenidade oficial, hasteamento das bandeiras, homenagens, parabéns e outros. Esta programação segue até às 12h, incluindo apresentações gospel.  

32 anos: Festa de Aniversário de Itabela terá celebração e shows on-line

Já a partir das 17h, inicia o programa TV ITABELA, um programa de entretenimento com bate papo e apresentações musicais de artista locais. A TV Itabela vai contar com a participação de Guto dos Teclados, Iackson Danadinho, Jerry Xocolate, Renatinho Moraes, Nato Miller, Jackson Fraga, além de participações especiais. 

O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto, destacou a proposta é levar descontração e alegria para toda população local.  “O aniversário de Itabela é sempre uma data muito importante. Apesar da pandemia e das dificuldades que estamos enfrentando, não poderíamos deixar de fazer a festa, mesmo que virtual. Convido a todos que acompanhem e participem dessa nova data para nossa Itabela” disse Francisqueto.

32 anos: Festa de Aniversário de Itabela terá celebração e shows on-line

Link

Cris Lima foi convidada para representar a Bahia com o seu Piseiro no São João do Nordeste, programa especial exibido pela Rede Globo no dia 05 de junho, após a novela Império, nas afiliadas da emissora na Bahia e em todo o Nordeste. Cris, que traz na sua essência a força da musicalidade, afinal, é filha de sanfoneiro que teve a música como prioridade durante toda a sua vida, aposta em duas das suas inúmeras canções e regravações: “Linda Bela” e “Pra Julieta um Romeu”, que fala que para cada pessoa existe sim um amor.

Com mais de 30 anos de carreira, Cris Lima, é conhecida como a primeira cantora de Piseiro do Brasil. Mulher, baiana e muito talentosa, começou sua trajetória musical ainda na adolescência na banda Cheiro de Forró, seguindo em carreira solo posteriormente e acumulando sucessos ao longo destes anos.

Consagrada como cantora do tradicional forró, Cris, que já gravou com artistas como Solange Almeida, se consagra no Piseiro, ritmo criado no interior do Norte e Nordeste e que vem tomando conta do país, através da sua versatilidade musical atuante. O Piseiro hoje é o ritmo queridinho do público e está no repertório de hits de muitos dos grandes artistas da atualidade.

“Estamos órfãos da nossa festa, do São João que é tão forte, tão marcante e tão necessário para o Nordeste, mas não podemos desistir. A cada dia tenho mais certeza e esperança que tudo isso vai passar e estaremos viajando por este país afora contagiando a todos com o nosso forró, xote, baião e Piseiro. Enquanto isso, seguimos fazendo o que o momento nos permite e não desistindo de levar a alegria para os quatros cantos do mundo” -disse Cris.

No início deste ano Cris Lima lançou o DVD “Esse Dia Lá Na Roça”, com sete faixas inéditas, e está relançando músicas com a sua leitura, interpretação e trazendo estes sucessos para o estilo da atualidade, o Piseiro.

Cris fará uma live de São Pedro no dia 27/06, a partir das 15:00h, e promete matar a saudade dos palcos e de todos.

Página: 2